A realidade quântica: ninguém a entende?!

Image result for la realidad cuantica andres cassinello
A natureza está regida, dizem, pelas leis que determina uma teoria física em muitos aspectos contra intuitiva: a física quântica. Pretendem os autores abrir portas a mundos onde as coisas não são como no mundo quotidiano, tipo: mundos onde podem acontecer situações aparentemente incompatíveis, onde o que um objecto faz num determinado sítio pode afectar (instantaneamente) outros objectos que se encontram longe, onde não se pode olhar impunemente porque o olhar altera o que se olha...
Adenda (mensagem recebida)
A ver, meu admirador, a ver, meu admirador de todos os dias, seja, a mecânica quântica ninguém ainda a entende, entender o mundo subatómico, céus, vou ali e já volto. Daí que: se espera encontrar certezas no livrinho tire daí o cavalinho da chuva. De toda a maneira, Santo Deus, fiquei com uma pulga atrás da orelha: então não é que quando eu, hierática e em porte altivo, olho alguém (com os meus olhos grandes pesquisadores), esse alguém altera-se a olhos vistos, sem tem-te nem mas... Vida a minha, assombro meu, será essa uma realidade quântica?!
Adendinha GRANDE
Meu admirador incondicional e que me não sai do pensamento, pense comigo: será que essa coisa dos incêndios que (por Portugal se encadeiam) tem algo a ver com a realidade quântica? Não, sim, não sei. Cá para mim, os incêndios têm muito a ver com esta minha mensagem (e ainda se recorda disto?). Parênteses. Não quero armar-me em guicha mas sei, isso sei, sei como resolver o ordenamento da floresta. Oiça: basta aplicar a regra dos 4Cs nas NUTs III. Santo Deus, não sabe o que são as NUTs e nunca ouviu falar na regra dos 4Cs, o que eu passo consigo! Calma, eu explico, assim: primeiro, utiliza-se o território das NUTs para ganhar escala e envolver vários municípios; depois, aplica-se a regra dos 4C. Calma, que sina, eu explico a regra, calma: o primeiro C é a consulta: procura-se o conhecimento onde ele se encontra, confrontam-se experiências e saberes dos outros; o segundo C é a concertação: antes de tomar uma decisão é necessário saber que ela vai na boa direcção, seja, importa ouvir todos os interessados; o terceiro C é o consenso: o consenso permite (diferentemente do compromisso) uma saída por cima, construindo-se uma espécie de síntese; o quarto C é a comunicação: é preciso explicar o que se faz e dizer porque se faz assim. Activados os 4Cs, a realidade quântica instala-se e tudo vai bater certo. Disse, inteligência minha invejada! Fim de parênteses. Reli, meu admirador de mim e das minhas formas perfeitas, reli a mensagem que hoje lhe enviei e sorri a bom sorrir: quem eu olhe por dentro nunca mais será o mesmo. As fadas são especialistas em física quântica, que quer, que se há-de fazer? (suspiro). Diga lá se desde o dia em que eu pus em si os meus olhos bugalhados, não começou a ser outro e a sua existência não mais foi a mesma? Vida, e sabe que eu gosto disso? Gosto e gosto e gosto!

Comentários

Mensagens populares