Em dias de nervoseira: é curioso (ou talvez não) que...

Image result for símbolo montepio
Não surpreende, não surpreende mesmo nada esta notícia. Era previsível que tal acontecesse, digo, que tal estivesse a ser cozinhado, digo, pensado. Importante, agora, será esperar o desenvolvimento da ideia.
Porém, enquanto se espera o desenvolvimento da ideia e dos acontecimentos sequentes, talvez (quem sabe) valha a pena visitar dois documentos importantes:
o primeiro, que permite perceber a organização da "Assistência" em Portugal antes da fundação das Misericórdias, onde (docs. 230, 241, 249...) já se fala em "Arcas de Piedade"..., e (noutros docs) também em "Montepios";
- o segundo (cuja edição - não há acasos - foi patrocinada pelo Montepio) facilita e incentiva (é suficiente ler a introdução), por um lado, uma aproximação ao contexto da "reforma da Assistência" no século XIX - 1834-1910; e, por outro lado, revela à sociedade (e à saciedade) quão pouco (muito pouco) se tem feito - no início deste século XXI - para enquadrar toda a dita "Assistência" nos princípios da Economia Social e Solidária.
Há razões para que um assunto de tamanha importância social seja tratado de forma tão opaca? Algumas haverá, de certeza. Algumas por mera ignorância? Custa a admitir, mas talvez sim. Outras por haver alguns "esqueletos no armário"? Não custa a admitir, talvez sim, também. Outras razões ainda? Sim, claro.
Adenda
Vale a pena consultar...
Adenda
Levemente a propósito: sendo assim, nada a fazer! Que falta de senso!
Adenda (31/03/2017)
Cheira a esturro: aguardem-se os desenvolvimentos, não tardam aí...
Adenda (01/04/2017)
Primeiro andamento...
Adenda (04/04/2017)
Segundo andamento...
Terceiro andamento...
Adenda (05/04/2017)
Quarto andamento...
Adenda (06/04/2017)
Quinto andamento...

Comentários

Mensagens populares