"En escrit y ay mis mon nomo"

Fig. 21. The Three Virtues appear in Christine’s study as she stands at her desk
(Carta recebida)
Há quem, meu caro admirador de mim, há quem diga (quem o diz está enganado ao cubo) que a Idade Média foi uma idade das trevas, Eu não penso assim. Escolhi, para que concorde comigo, um modelo de mulher do fim do século XIV e início do século XV (demore-se um tempinho por aqui): Christine de Pizan. Eu sei, eu sei que está a olhar para a imagem; se pensa que me revejo nela (na mulher e na imagem) até que não está enganado, bolas, sempre eu, olhe só a pose, a elegância, o estilo (lembra-se, céus, de eu lhe ter dito que as imagens anunciam o futuro?). Adiante. Melhor será pesquisar (mais e muito) à sua vontade, arrisque, terá carradas de saber à sua disposição, trilhos livres por onde passear. Por agora, delicie-se aqui; depois, e com atenção, demore-se um ror de horas a fio neste livro. Ainda lhe digo, em corrida, que a obra de Christne de Pizan também é o espelho do seu papel como espectadora atenta ao desenrolar da vida..., e, acudam, então não é que as imagens têm a ver com a projecção e construção de uma cidade: a Christine a projectar (lado esquerdo) e a Christine com a mão na massa (lado direito)! Não pode ser! Não! Hoje dir-se-ia (em linguagem e conceitos do tempo presente) que se tratava de "um programa de regeneração e reabilitação urbana", verdade? Meu caro sonhador de um rio sem margens e meu admirador único, aí tem uma notinha provocatória: em jeito de tira-teimas sempre quero ver até onde vai a sua perspicácia.
Notinha
Que lhe parece possa ser "En escrit y ay mis mon nomo"? Não! Bingo! Meu caro estonteado, acertou (estou mesmo de franja à banda, olhos grandes os meus, acertou, Deus Santo!): é um verso de um poema de Christine Pizan, é sim senhor. E "En escrit" é anagrama de Christine, é, pois é, que surpresa a minha, acertou de novo. Calma, deixe-me explicitar o sentido do verso: trata-se de "um verso que expressa o primeiro movimento da escrita da Christine, ou seja, retirar-se para, seguindo a experiência íntima do seu corpo, escrever como uma mulher natural...". 

Adenda
Sítio a consultar...

Comentários

Mensagens populares