Gestos primitivos e esquemáticos e elementares


(Mensagem recebida)
Ainda ontem, meu caro, vi que adicionou ao seu poema as minhas duas linhas-versos, gosto, gosto, gosto. Então não é que ficou um poema ainda mais belo?! A saudade embalada no tempo... Adiante. É um poema que tem tudo o que eu gosto, mar, céu e gaivotas livres voando da maresia e rumando a terra quando precisam de abrigo, um barco de rota aventureira e curiosa em movimento. Até um cravo, gosto tanto de cravos. Oh, oh, meu caro, leio, e em cada verso sinto o rodopio das ondas e o balançar da proa do barco. E, ao fundo, sempre o horizonte, azul do céu, azul do mar. Ao meu lado, a sua mão procurando os meus ombros, descendo depois à cintura e depois as duas mãos sôfregas do corpo e um abraço profundo. Profundo como o mar, certo como o mar que nunca se foi embora, pois está sempre lá. As saudades são prenúncio do futuro, pois não são? Adiante. Se visse agora o meu sorriso quando olho para o seu rosto: está passado com a imagem que hoje lhe envio. Calma, eu explico. Lembra-se de lhe ter falado de que tenho vagabundeado algumas horitas à volta da ideia de traço/vestígio/rasto nos escritos/fragmentos de W. Benjamin? Não? Tudo bem, não se lembra, o contrário é que seria de estranhar. Pois andei, e foi assim. Andava eu à procura da ideia de "gestos primitivos, esquemáticos, elementares" e descobri uma citação de Pablo Picasso: "Não se conseguiu criar nada melhor que as esculturas primitivas. Quem não consegue prestar atenção aos desenhos das cavernas? Os relevos assírios conservam ainda a mesma pureza de expressão. Essa simplicidade maravilhosa perdeu-se porque o homem deixou de ser simples. Queria ver mais longe e perdeu a capacidade de compreender o que tinha perante os olhos."... Intuição ante intuição (imaginação sortuda a minha!) cheguei à obra de Jean Michel Basquiat, um afro-americano (1960/1988): um pintor de graffiti que, com o pseudónimo SAMO, deixou o seu rasto por todo o Soho e East Village de Manhattan... Rasto, traço, vestígio, anda perto da verdade, meu caro, isso mesmo. Adiante. Olhe agora para a imagem: o traço revela, através de pinceladas rápidas directas e contundentes e com cores, revela símbolos e rebeldia: coroa e falo. Coroa e falo?! Céus, acudam, às armas, deixei de controlar o meu pensamento.
Adenda
Ainda não parei de rir, meu caro, céus, que susto, vida...

Comentários

Mensagens populares