Mas que púcaro desasado me saiu!


(Mensagem recebida)
Recorda-se, meu caro, recorda-se de, em tempo (há mais de dois anos), eu lhe ter dito (e explicado) que eu era asadinha como a minha tia? Hoje quero dizer-lhe mais. A palavra "asadinha" tem a sua origem semântica na beleza das pucarinhas de faiança, asadinhas: ui. ui, ui a pucarinha na imagem da esquerda, importante, colorida, olhos salientes, asadinha e sem mesquinhices!  Há quem diga que o púcaro (imagem da direita) é uma miniatura do cântaro que, tal a ânfora da antiguidade, possui uma ou duas asas para facilitar a utilização: mas não é verdade, o púcaro tem apenas uma asa, é masculino e desasado, passa a vida à procura da asa que lhe falta. Adiante que o coração me acelera, não perca o seu latim a tentar contrariar-me, vá lá, vá lá, deixe em paz o moderno mito do subconsciente com o seu panteão de Freuds e pare a máquina infernal do seu ciúme antes que o seu cérebro amoleça. Oiça-me com atenção... As bases estreitas de ambos (da púcara e do púcaro), além de permitirem o rodopiar amoroso, favorecem grandemente – sabem-no muito bem os acrobatas – a obtenção do equilíbrio necessário. Mas quando se pegam (oh, oh, meu caro, nem lhe digo e nem lhe conto) o bojo do púcaro adapta-se de maneira graciosa e ergonómica à linha da cintura da pucarinha, tornando possível que, nos lugares onde isso é costume, se entendam conforme o talento e o saber de cada um. E a combinação do bojo e da asas asseguram ainda que, utilizando-se o talento como suporte, se possa verter o conteúdo com extrema precisão (abaixo o puritanismo saloio) com tentáculos de beijos e abraços e carícias, unidos pelo tempo de ser. Acrescente-se a isso que o material, perfeitamente adaptado à finalidade do uso, além de uma relativa leveza, a argila, graças à sua porosidade, também contribui para o arrefecimento dos líquidos: o que em momentos de enleios e enlaces (cálidos e acalorados e entontecidos) é um factor importante. Percebeu só agora uma das muitas (e muitas e muitas) vantagens de eu ser linda (por dentro e por fora), inteligente, decidida, bailarina, feiticeira, compensadoramente feminina (o meu último vestido adere, coladinho, à minha pele, ó céus, ó deuses do olimpo), persistentemente maravilhada, única, asadinha?! Só, só agora percebeu?! Santo Deus! Só agora?!... Mas que púcaro desasado me saiu!

Comentários

Mensagens populares