Aodro msiétrios, ivnento e airrsco

Meu crao, de aorcdo com uma peqsiusa de uma uinrvesriddae ignlsea, não ipomtra em qaul odrem as Lteras de uma plravaa etãso, a úncia csioa iprotmatne é quea piremria e útmlia Lteras etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe seruma bçguana ttaol, que vcoêanida pdoe ler sem pobrlmea. Itso é poqrue nós não lmeos cdaa Ltera isladoa, mas a plravaacmoo um tdoo. Vem itso a porpsoito do seu asupiicoso "esi-nos prenate um msitério, ailcinate": sepmre lhe rcecordo queusou o seu msiétrio de ohlos gerands bgolhaods de préola e moãs lniads nuáfargas porsi; sou itneilignete, artanete e a sua rzaão deser... Dsecbura lá (tnete, gsoto quetnete) odne cmoeça e tremina a suanssoamihnamnete ibmriacdas...; isnisto emlhe dzier queeusou a rperesnatnte aasdinha do aomssborso mnudo do msiétrio que dveo mnater idnispneásvel. Iamigne, msemo snedo euaissm, queanida hjoe tneto cmorpneder cmoo foi pssoievl hvaer um Rssoini e Wganer ao msemo tmepo! Eu fdaa queasbe tduo, souma etresla que aulmia: aodro msiétrios, ivnento e airrsco.
PS
Dvitra-se com srroisos dneatdos, não etsjea suisdo.
Aditamento
O sistema de leitura é inteligente

Vi pela sua cara, meu caro, que gostou desta minha partidinha matinal e que se deliciou a ler palavras que não existem, mas não chega andar agora a mandar mensagens a tudo o que é gente, apenas para divulgar a novidade, murmurou de mansinho a fada única e atraente. Quero lá saber, gostei da experiência e penso que a devo divulgar, retorqui sem acinte. Mas deve querer saber porque eu não faço nada por acaso (a minha obra está sempre em trânsito e num devir permanente, não se esqueça), e muito menos agora, continuou de afogadilho, que tenho uns óculos (lindos) de ver ao perto, invectivou-me divertida e cáustica. Deve pensar um pouco, uns minutos que sejam. Oiça-me com atenção: a leitura é um processo de auto-aprendizagem, ou seja, desde que o cérebro aprendeu a ler uma palavra, ele emprega este saber para ler palavras novas; percebe depressa as palavras que lhe parecem correctas e aquelas que precisa de confirmar no dicionário. Sei, sei me vai dizer, interrompi-a desabridamente, que esta função de auto-aprendizagem implica que depois de activar bons circuitos, o cérebro continua a reforçar estes bons circuitos tornando-os mais performantes, mas isto prova o quê? Já a formiga tem catarro! Soprou-me (fuuu..) qual gata assanhada e numa metamorfose inesperada. Isto prova que o sistema de leitura é inteligente, e que o cérebro não tem mais necessidade de instruções explícitas sobre a maneira de proceder para ler: nesta altura o cérebro está apto a aprender sozinho… Precisa que explique melhor ou tenho que fazer um desenho? Rematou, segurando a sua opinião sem cedência e mostrando-se num corpo actualizado e lindo (matéria poética, matéria geométrica e formal, mas sobretudo e acima de tudo humana). Depois de ela falar (ela é emotiva mas pensa), tudo ganha uma beleza que antes não tinha..., será por ser sábia e livre? 
Nota
Encontrei no chão um papelinho branco e rectangular com linhas desenhadas a carvão (formas onduladas, cruzadas, alongadas, deitadas e serenas), onde se pode ler, escrito em letra redondinha: dormindo 11abril-2013_; fui ver o verso e encontrei uma nota escrita à pressa: quando tiver tempo, consulte, faz-lhe falta... Tinha que ser, comentei comigo, ela nunca (nem em qualquer circunstância) deixa nada por mãos alheias!

Comentários

Mensagens populares