A formação profissional básica não é um beco sem saída...



La Formación Profesional Básica, el nuevo camino alternativo para los alumnos de ESO que van peor en los estudios, no será una vía muerta para decenas de miles de jóvenes como se había dibujado en los primeros borradores de la reforma que impulsa el Gobierno. Según la tercera versión del anteproyecto —que el Ministerio de Educación acaba de mandar al Consejo de Estado—, los alumnos que se titulen en FP Básica tendrán ahora acceso directo a la FP de Grado Medio sin necesidad de aprobar un examen de admisión. (…).
Imagem e notícia retiradas daqui.

Quatro breves notas de rodapé

Este Anteproyecto de ley orgánica para la mejora de la calidad educativamerece uma  leitura muito atenta...Além do mais, destaque-se, é uma muito boa ideia a divulgação pública e atempada deste tipo de documentos: a instituição do debate público ao valorizar o pensar e o saber dos cidadãos nas decisões políticas, prefigura a democracia do futuro. 
Pela importância que o tema reveste, apenas um breve e ligeiro apontamento no que a Portugal diz respeito no polémico (mas desafiador) domínio da formação profissional básica. A Portaria Nº 292-A/2012 …cria, no âmbito da oferta formativa de cursos vocacionais no ensino básico, uma experiência-piloto de oferta destes cursos, no ano lectivo de 2012 -2013 e regulamenta os termos e as condições para o seu funcionamento. no âmbito da oferta formativa de cursos vocacionais no ensino básico, uma experiência-piloto de oferta destes cursos, no ano lectivo de o seu funcionamento.”
Se, em Portugal, tivesse havido o bom senso de conhecer o que há muito se fazia e se fazia muito bem feito na oferta de formação profissional básica, leia-se o disposto no Despacho Normativo Nº 64/98, (e, quem disser o contrário, tenha a coragem de se chegar à frente, para, serenamente e com argumentos e factos, saber quem tem razão); se também, em Portugal, houvesse uma cultura de debate público...Teria tido o  legislador o arrojo de falar em "uma experiência-piloto de oferta destes cursos"?
Que sina a nossa!

Comentários

Mensagens populares